top of page
Buscar

Corrida emagrece?

Atualizado: 26 de jan. de 2025

A pergunta do título é uma das mais feitas ao Google sobre corrida, sabia?

A resposta é simples: qualquer modalidade pode ajudar a emagrecer, principalmente a que você gosta, porque as chances de você ser frequente e não desistir são altíssimas.

Mas o exercício não é o único responsável, ou sequer é o fator mais importante, num processo de emagrecimento. A dieta é a peça chave quando falamos de emagrecimento.


Então achar que pode comer tudo porque corre, pode ser uma cilada e tanto. Com certeza você já escutou alguém que corre dizer: “Eu corro pra comer!” ou “Eu tenho créditos porque já corri hoje”.

Apesar do emagrecimento ser mais complexo do que uma conta matemática (ingerir menos calorias do que gasta), de fato, a pessoa que tem alto gasto calórico através do exercício, possui uma margem um pouco maior para ingerir calorias. Mas também é verdade que é muito fácil extrapolar esse consumo, e mesmo correndo com frequência, acabar engordando.


É AÍ QUE A CONTA NÃO FECHA!


O segredo pro sucesso do emagrecimento é se beneficiar do exercício como um aliado na manutenção/perda de peso, e não como um compensador de uma alimentação desequilibrada - ou então você será sempre refém do contador de calorias do seu relógio.


Nenhuma modalidade, é capaz de de “vencer” uma dieta inadequada. Além disso, é muito comum os corredores relatarem aumento da fome quando acontece um aumento do volume de treino - nosso corpo, sabiamente, pede por mais energia.

Resumindo: corrida só emagrece se você fizer uma dieta equilibrada.


Já que estamos falando nesse assunto, vale acrescentar que pensando em performance, o ganho de peso atrapalha a economia de energia, ou seja, você vai precisar de um esforço fisiológico maior para realizar um treino do que se tivesse mais leve e com os mesmos níveis de força. Por outro lado, estar mais leve a qualquer custo pode comprometer sua performance por outra via - falta de substrato energético (nada de dieta maluca, ok?)

Resumindo: qualquer ganho a mais, é peso extra que você precisa carregar, e por isso vários atletas se esforçam para manter o peso estável (nas suas próprias referências).

Bem como ficar mais leve melhora sua economia de corrida.

Ou seja, essa é uma questão que está aquém da estética. Bem-vindo ao mundo do esporte!


E aí? Ficou alguma dúvida?

Se conseguiu te dar algumas respostas, não se esqueça de me seguir nas redes sociais para mais dicas e acessar outros artigos do blog. Todas as minhas redes estão no rodapé desse site.

E se você busca orientação profissional para treinar com segurança e eficiência, acesse a aba “Treine Comigo” aqui no site e entre em contato.

Até mais e boas corridas!

 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page